O mês de março é um período de atenção especial à saúde feminina, com ações voltadas à prevenção e ao combate do câncer de colo uterino. A doença é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A conscientização é fundamental, pois o câncer de colo uterino pode ser evitado em muitos casos. De acordo com o chefe do setor de Ginecologia do Instituto Nacional de Câncer, Gustavo Guitmann, as formas de prevenção incluem:
- Vacinação contra o HPV
- Exames preventivos regulares
- Uso de preservativo e sexo seguro
O câncer de colo uterino é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV). A vacina contra o HPV é disponível para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos, e ajuda a prevenir até 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
A presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Angélica Nogueira, destaca a importância da vacinação de meninos e meninas. "A vacinação de meninos é fundamental porque eles podem transmitir o vírus para as meninas e também podem desenvolver doenças associadas ao HPV."
Além da vacina, o exame preventivo, conhecido como papanicolau, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. O papanicolau é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que podem ser tratadas e curadas na quase totalidade dos casos.