
Marília subiu de posição e agora faz parte do grupo das 100 cidades com maior potencial de consumo do Brasil, segundo o estudo anual IPC Maps. O município se consolidou como um dos principais polos econômicos do interior paulista, impulsionado pelo crescimento do comércio e do setor de serviços. O grande motor desse avanço foi a ascensão da classe média (Classe C), que pela primeira vez na história da cidade assumiu a liderança do consumo local. Esse crescimento reflete uma forte mobilidade social, com muitas famílias deixando as classes de menor renda. No topo da pirâmide, a Classe A também aumentou sua participação nos gastos totais. O mercado de trabalho e o empreendedorismo acompanharam o ritmo aquecido, registrando a abertura de milhares de novas empresas, com destaque absoluto para o setor de serviços, seguido pelo comércio e indústria. No bolso dos moradores, a prioridade do orçamento vai para as despesas com moradia. Em seguida, os gastos com compras e manutenções de veículos aparecem em destaque, superando o que as famílias gastam com a alimentação de casa. Apesar do cenário positivo, analistas alertam para os desafios do ano, que incluem a inflação causada por conflitos internacionais, o excesso de feriados em dias úteis, o calendário eleitoral e a realização da Copa do Mundo.