A única agência da Receita Federal em Marília encerrará o atendimento presencial a partir de novembro. Os contribuintes precisarão se adaptar ao atendimento virtual ou ir até a Delegacia em Bauru. O fechamento pode causar prejuízos para a população local e da região.
Embora a Receita ainda não tenha confirmado oficialmente a decisão, servidores já foram avisados. A unidade, que antes era uma Delegacia, foi rebaixada a agência durante a pandemia, em 2021. Agora, quem precisar de serviços da Receita terá que utilizar canais online ou telefônicos. Essa mudança pode ser difícil para aqueles com limitações tecnológicas ou que preferem o contato pessoal.
O economista Eduardo Rino esteve na agência nesta terça-feira e expressou sua preocupação. “Resolver online seria complicado. A interação pessoal nos dá mais segurança. Agora, teremos que conversar com uma máquina”, afirmou. Já o contador Ruberlei Rocha acredita que os profissionais da contabilidade se adaptarão bem ao novo formato. “Estamos acostumados com o sistema online. A busca pelos serviços deve aumentar”, disse.
Isac Moreno Falcão Santos, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais, alertou para os riscos desse fechamento, como o aumento do contrabando e a sonegação de impostos, que prejudicam a economia e os serviços públicos. Até o momento da redação desta repotagem, a Receita Federal ainda não havia se pronunciado com informações sobre o fechamento.