Um homem de 24 anos foi detido na madrugada deste domingo (9) na região do Sambódromo, no Núcleo Geisel, após ser flagrado pela Polícia Militar (PM) com um celular, avaliado em R$ 1 mil, furtado horas antes de uma residência situada ao Jardim Samburá, em Bauru, de onde os criminosos levaram também uma bolsa com cartões e documentos pessoais, um porta-joias e uma televisão de 55 polegadas, que ainda não foram recuperados. A localização do rapaz acabou exposta porque os autores do furto utilizaram os cartões da vítima, uma mulher 37 anos, transações a que ela teve acesso quando abriu o aplicativo do banco no celular que atualmente utiliza.
A mulher contou à Polícia Civil em boletim de ocorrência (BO) que passou o dia em uma chácara com amigos e familiares e constatou que a casa havia sido invadida quando retornou das festividades, por volta das 23h50. Ela havia deixado a porta dos fundos aberta para que seu animal de estimação tivesse acesso livre pela casa toda em vez de ficar trancado para dentro ou para fora. Ao buscar contato com instituições financeiras para bloquear os cartões, notou que ladrões utilizaram o cartão numa adega no Geisel, para onde os policiais se dirigiram. Ao perceber a presença da viatura, segundo BO, o rapaz tentou se desfazer do aparelho, o que chamou a atenção da corporação.
A abordagem confirmou ser o mesmo telefone celular furtado no Jardim Samburá. Apesar disso, o homem alegou à PM que “um desconhecido entregou a ele um celular para que ‘desbloqueasse ou reiniciasse’”. Ainda de acordo com ele, o aparelho teria sido um presente do desconhecido. Ele acabou detido por receptação e encaminhado ao Plantão Policial. A Polícia Civil agora apura a autoria da invasão à residência. O caso segue sob investigação.