O Ministério da Educação (MEC) liberou os espelhos com as análises das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Essas análises, chamadas de "vista pedagógica individual da folha de redação", estão disponíveis na Página do Participante. Com isso, os participantes poderão verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas na prova de redação.
Os resultados dos treineiros, que fazem as provas somente para testar conhecimentos, também estão disponíveis. Foram 4.325.960 inscritos em 2024, com 19,4% deles oriundos do 1º ou 2º ano. Além disso, 24.723 (0,6%) de inscritos não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos.
O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame. Os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final.
Na edição 2024 do Enem, apenas 12 estudantes conseguiram a nota máxima na redação, o menor número da história. O baixo número de alunos nessa lista pode ser explicado pelo maior rigor na avaliação dos textos e pelo menor repertório dos estudantes, muito influenciados pelas redes sociais.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e avalia o desempenho escolar dos estudantes. As notas da prova podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).