
Reajuste autorizado pela Artesp acompanha a inflação (IPCA); motoristas que utilizam as praças de Garça e Oriente diariamente serão os principais impactados.GARÇA — Os motoristas de Garça e região devem preparar o bolso para viajar a partir da próxima semana. As tarifas de pedágio das rodovias administradas pela concessionária Eixo SP sofrerão um reajuste de 4,39% a partir da zero hora do dia 4 de junho (terça-feira).O aumento anual foi homologado pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e cumpre uma cláusula prevista no contrato de concessão da malha rodoviária. Este é o sétimo reajuste aplicado desde o início das operações da empresa na região.Segundo a agência reguladora, o índice de correção foi calculado com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil. O reajuste será aplicado em todas as praças operadas pela concessionária, incluindo os pontos instalados na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) em Garça e Oriente.Impacto no bolso e Desconto FrequenteA medida atinge diretamente a rotina de centenas de trabalhadores, estudantes e prestadores de serviços de Garça que se deslocam diariamente para municípios vizinhos, como Marília e Bauru.Junto com o novo tabelamento de preços, a Artesp também anunciou uma reorganização nas tabelas do Desconto de Usuário Frequente (DUF). O benefício é exclusivo para motoristas de veículos de passeio que utilizam o sistema de pagamento eletrônico (tags automáticas).O DUF funciona de forma progressiva: quanto mais o veículo passa pela mesma praça de pedágio dentro do mesmo mês, menor fica o valor da tarifa, chegando a reduções drásticas nas últimas passagens do período. Contudo, os novos valores mínimos reajustados também passam a vigorar na mesma data.A concessionária Eixo SP deve divulgar a tabela detalhada com os centavos exatos para cada categoria de veículo (motos, carros de passeio e eixos de caminhões) nos próximos dias em seu site oficial.