Em entrevista à Rádio Nova Alternativa sábado, 24 de maio, o prefeito de Garça, José Alcides Faneco, reconheceu a necessidade de melhorias do aeroporto da cidade (Aeródromo Municipal “Álvaro Scutari”). Segundo ele, foram adquiridos quatro alqueires paralelos à aárea do aeroporto, o que deve propiciar a ampliação da pista de pousos e decolagens, que já foi de 1.200 metros e mais tarde foi reduzida para mil metros, segundo o que se divulgou vários anos atrás.
“O aeroporto é a porta de entrada para a cidade - do empresariado e das pessoas que vêm nos visitar e aquelas que aqui estão e têm os seus aviões. É muito importante que a gente tenha isso e é sempre uma meta realizar isso, porque o espaço é maravilhoso”, disse Faneco.
Ele lembrou que a pavimentação de pista de um aeroporto não é uma pavimentação como de uma rua da cidade. A composição do piso é diferente, dentre outras técnicas aplicadas, como a de drenagem de água, sinalização adequada, dentre outras necessidades. “A batalha é para conseguir. O aeroporto é um equipamento muito importante para uma cidade. A gente tem de trabalhar e correr atrás pra ver se consegue”, afirmou.
Na maioria das Administrações Municipais passadas este assunto de melhorias do aeroporto foram cogitadas, especialmente por vereadores, com destaque para Fábio Molina Bez, que foi um dos últimos que mais lutou para que as codições do local recebem atenção, inclusive com a pavimentação da pista. Mas sua legislatura terminou e quase nada avançou neste sentido.
DADOS DO AEROPORTO
COORDENADAS GEOGRÁFICAS: Latitude - 22° 11′ 01″S – Longitude - 49° 39′ 22″ W.
PISTA: Em terra com 1000 m de comprimento por 30 m de largura e a 665 m de altitude.
OPERAÇÃO: Diurna por aproximação visual.
EMPRESA AÉREA: Não há nenhuma empresa operando voos comerciais regulares neste aeroporto. (Fonte: https://www.emsampa.com.br/aeroportos/sp_garca.htm às 13h55 de 26/05/25).