O Banco Central está prestes a implementar uma nova camada de segurança para acessar seus sistemas, incluindo o Sistema Valores a Receber e Registrato. A partir do dia 13 de fevereiro, os usuários precisarão realizar a verificação em duas etapas para acessar esses serviços, além de usar as contas (gov.br) Ouro ou Prata.
Para habilitar essa nova ferramenta de segurança, é necessário instalar o aplicativo Gov.br no celular, disponível na Google Play e na App Store. Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, o dispositivo será vinculado à conta do cidadão e será necessária a realização da validação facial para configurar a verificação em duas etapas.
É importante notar que a consulta pública para saber se o cidadão tem algo a receber no Sistema Valores a Receber não mudará, mas para pedir a devolução, será necessário realizar as duas etapas de segurança. Já o acesso ao Registrato, que permite consultar informações financeiras, empréstimos e chaves Pix, também exigirá as duas etapas de segurança.