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No Dia da Consciência Negra, o Procon-SP divulgou os resultados de uma consulta virtual sobre discriminação racial nas relações de consumo, que apontam para uma realidade preocupante.
Participaram da pesquisa 3.270 consumidores, dos quais 42,4% se autodeclararam pessoas negras. Desse grupo, 17,6% relataram ter sofrido discriminação racial ao realizar ou tentar realizar uma compra ou contrato de serviços. Os principais tipos de condutas discriminatórias citadas foram:
- Seguranças desconfiados acompanhando a distância (27,3%)
- Falta de atenção ao consumidor (21,8%)
- Atendimento agressivo ou intolerante (20,6%)
- Preterição do atendimento em favor de outra pessoa (12,2%)
A pesquisa também revelou que:
- 73,5% dos entrevistados não tomaram nenhuma atitude diante da discriminação, sendo que 48,7% consideraram que não vale a pena e 28,2% desconhecem seus direitos ou não sabem a quem recorrer.
- 26,4% tomaram alguma atitude, sendo que 81% exigiram direitos diretamente aos fornecedores e 41,8% denunciaram às autoridades. Contudo, 63,4% dos que tomaram atitude sentiram que ela não surtiu efeito.
Esses dados reforçam a necessidade de conscientização e ações efetivas contra a discriminação racial no consumo. O PROCON-SP reafirma seu compromisso em combater essas práticas e proteger os direitos dos consumidores.